Esse projeto atua na produção de energia limpa por meio do aproveitamento do potencial hidráulico local. Com baixo impacto ambiental, a usina contribui para a diversificação da matriz energética brasileira e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Geração de energia renovável: A usina transforma a força da água em energia elétrica de forma contínua e estável, sem emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável e segura.
Baixo impacto ambiental: Projetada com foco em sustentabilidade, a PCH Rondinha opera com mínimo alagamento e respeita a dinâmica do ecossistema local, garantindo a preservação da biodiversidade da região.
Proteção dos recursos naturais: Durante a construção e operação, foram implementados programas ambientais que abrangem o monitoramento da qualidade da água, solo, fauna, flora e recuperação de áreas degradadas.
Proteção dos recursos naturais: Durante a construção e operação, foram implementados programas ambientais que abrangem o monitoramento da qualidade da água, solo, fauna, flora e recuperação de áreas degradadas.
Desenvolvimento regional: O projeto gera empregos diretos e indiretos, fomenta a economia local e contribui para a infraestrutura da região, promovendo inclusão e responsabilidade social.
A PCH Rondinha conta com uma série de medidas de mitigação e preservação ambiental, com monitoramento contínuo até os dias de hoje, reforçando a credibilidade do projeto. São mais de 20 programas ambientais desenvolvidos para proteger os recursos hídricos, a fauna, a flora e o equilíbrio ecológico da área de influência da usina.
Esse projeto atua na captura e tratamento do gás metano, um dos principais gases de efeito estufa, gerado pela decomposição dos resíduos sólidos no aterro sanitário. Por meio da implementação de tecnologias modernas, o biogás capturado é utilizado para gerar energia renovável, reduzindo significativamente as emissões de metano na atmosfera.
Redução de emissões: Mitiga o impacto ambiental ao capturar e aproveitar um gás altamente prejudicial ao clima.
Geração de energia limpa: Transforma o biogás em energia renovável, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável.
Impacto social e ambiental: Melhora a gestão de resíduos sólidos na região, promove o desenvolvimento sustentável e beneficia a comunidade local.
O projeto desenvolveu também 24 programas ambientais com o objetivo de preservar as riquezas naturais da região durante a construção do empreendimento os projetos que tratam aspectos físicos (água, solo, ar) quanto ao meio biótico (fauna e flora), são mantidos e monitorados até os dias de hoje dando credibilidade ao trabalho desenvolvido.
Ser uma empresa Carbono Neutro é mais do que um selo, é a expressão do nosso propósito de equilibrar o progresso econômico com a responsabilidade ambiental e social.